tag:blogger.com,1999:blog-76477997503527019612024-02-20T00:02:50.018-08:00Educação Digital: Pólo de Capela - SEPólo de Capelahttp://www.blogger.com/profile/14678557140457875212noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-7647799750352701961.post-28667914706621606562008-08-25T19:57:00.000-07:002008-10-24T11:11:54.325-07:00Cronograma<p class="Pa7" style=""><span style="font-size:100%;"><b><u>Aula Inaugural: </u></b>30/08 (Sábado) - às 18:30 / Público: <span style=""></span><b>Todas as turmas <o:p></o:p></b></span></p> <p class="Pa7" style=""><span style="font-size:100%;"><b>Turma A: </b>Quarta (noite)<o:p></o:p></span></p> <p class="Pa7" style=""><span style="font-size:100%;"><b>Setembro: 19/09 e 24/09<o:p></o:p></b></span></p> <p class="Pa7" style=""><span style="font-size:100%;"><b>Outubro: 08/10, 15/10, 22/10 e 29/10<o:p></o:p></b></span></p><span style="font-size:100%;"><b>Turma B: </b>Sexta (noite)<span style=""><b><o:p></o:p></b></span></span> <p class="Pa7" style=""><span style="font-size:100%;"><b>Setembro: 12/09 e 26/09<o:p></o:p></b></span></p> <p class="Pa7" style=""><span style="font-size:100%;"><b>Outubro: 10/10, 17/10, 24/10 e 31/10<o:p></o:p></b></span></p> <p class="Pa7" style=""><span style="font-size:100%;"><b>Turma C: </b>Sábado (manhã) e <span style="font-weight: bold;">Turma D:</span> Sábado (tarde)<span style=""><b><o:p></o:p></b></span></span></p> <p class="Pa7" style=""><span style="font-size:100%;"><b>Setembro: 06/09 e 20/09<o:p></o:p></b></span></p> <p class="Pa7" style=""><span style="font-size:100%;"><b>Outubro: 11/10, 18/10 e 25/10<o:p></o:p></b></span></p> <p class="Pa7" style=""><span style="font-size:100%;"><b>Novembro: 01/11 <o:p></o:p></b></span></p> <p class="Pa7" style=""><span style="font-size:100%;"><b><u>Culminância do Curso:</u><span style=""> Seminário: 14/11 </span></b><span style="">(Sexta) - às 18:30 / Público: </span></span><span style=""><b><span style="font-size:100%;">Todas as turmas</span> </b></span><span style=""><o:p></o:p></span></p>Pólo de Capelahttp://www.blogger.com/profile/14678557140457875212noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-7647799750352701961.post-13710016985524211872008-08-25T19:44:00.000-07:002008-08-29T18:09:45.015-07:00Estrutura e Organização<p class="Pa7" style="text-align: justify; text-indent: 16.45pt; line-height: normal;">Os encontros serão realizados quinzenalmente, sendo as turmas, no Pólo de Capela, distribuídas na Sexta-feira (das 18:30 às 22:30) e no Sábado (das 07:30 às 11:30). Ao todo serão 04 turmas, atendendo aproximadamente 115 cursistas, das Unidades Escolares: Colégio Est. Edélzio Vieira de Melo; Colégio Est. Ir. Maria Clemência; Escola Estadual Profª Maria Berenice Barreto Alves, Colégio Imaculada Conceição e Colégio Universo Santa Maria. <o:p></o:p></p> <p class="Pa7" style="text-align: justify; text-indent: 16.45pt; line-height: normal;">As turmas foram formadas a partir da escolha dos horários pelos cursistas que serão assim distribuídas:<o:p></o:p></p> <p class="Pa7" style="text-align: justify; text-indent: 16.45pt; line-height: normal;"><b>1ª Semana </b>-Turma A - Sexta (noite): Cole. Est. Edélzio Vieira de Melo e Col. Imaculada Conceição;<o:p></o:p></p> <p class="Pa7" style="text-align: justify; text-indent: 16.45pt; line-height: normal;"><b>2ª Semana </b>-Turma B - Sexta (noite): Col. Est. Ir. Mª Clemência, Esc. Est. Profª Mª Berenice Barreto Alves e Colégio Universo Santa Maria;<o:p></o:p></p> <p class="Pa7" style="text-align: justify; text-indent: 16.45pt; line-height: normal;"><span style=""></span><b>1ª Semana </b>-Turma C - Sábado (manhã): Col. Est. Edélzio Vieira de Melo e Esc. Est. Profª Mª Berenice Barreto Alves;<o:p></o:p></p> <p class="Pa7" style="text-align: justify; text-indent: 16.45pt; line-height: normal;"><b>2ª Semana </b>-Turma D - Sábado (manhã): Col. Est. Ir. Mª Clemência, Colégio Imaculada Conceição e Colégio Universo Santa Maria. <o:p></o:p></p> <p class="Pa7" style="text-align: justify; text-indent: 16.45pt; line-height: normal;">A carga horária será distribuída em 30 horas presenciais e 10 horas em estudo a distância, guiado pelas Unidades de Estudo e Prática. <o:p></o:p></p>Pólo de Capelahttp://www.blogger.com/profile/14678557140457875212noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-7647799750352701961.post-62338625421086012462008-08-25T19:30:00.000-07:002008-08-25T19:51:14.084-07:00Objetivos do Curso<p class="Pa7" style="text-align: center; line-height: normal; color: rgb(0, 0, 0);" align="center"><span style="font-size:100%;"><b>Objetivo geral</b></span><span style=";font-size:100%;" ><o:p></o:p></span></p> <p class="Pa7" style="text-align: justify; text-indent: 16.5pt; line-height: normal; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica. <o:p></o:p></span></p> <p class="Pa7" style="text-align: center; line-height: normal; color: rgb(0, 0, 0);" align="center"><span style=";font-size:100%;" ><b>Objetivos específicos</b></span><span style=";font-size:100%;" ><o:p></o:p></span></p> <p class="Pa10" style="margin-left: 2.25pt; text-align: justify; text-indent: -2.25pt; line-height: normal; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">· </span><span style=";font-size:100%;" > refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na<span style=""> </span>atuação profissional;<o:p></o:p></span></p> <p class="Pa10" style="text-align: justify; line-height: normal; color: rgb(0, 0, 0);"><span lang="X-NONE" style="font-family:Symbol;font-size:100%;">·</span><span style="font-size:100%;"> </span><span style=";font-size:100%;" > conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares<span style=""> </span>livres, distribuídos em conjuntos com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de necessidades, problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias; <o:p></o:p></span></p> <p class="Pa10" style="text-align: justify; line-height: normal; color: rgb(0, 0, 0);"><span lang="X-NONE" style="font-family:Symbol;font-size:100%;">·</span><span style="font-size:100%;"> </span><span style=";font-size:100%;" > desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas<span style=""> </span>que possibilitam a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet;<o:p></o:p></span></p> <p class="Pa10" style="text-align: justify; line-height: normal; color: rgb(0, 0, 0);"><span lang="X-NONE" style="font-family:Symbol;font-size:100%;">·</span><span style="font-size:100%;"> </span><span style=";font-size:100%;" > elaborar e produzir textos diversos com apoio do computador. <o:p></o:p></span></p> <p class="Pa10" style="text-align: justify; line-height: normal;"><span style="color: rgb(0, 0, 0);font-family:Symbol;font-size:100%;" lang="X-NONE" >·</span><span style="color: rgb(0, 0, 0);font-size:100%;" > refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos<span style=""> </span>tecnológicos disponibilizados no computador e Internet</span><span style=""><span style="font-size:9;"><span style="font-size:100%;">.</span> <o:p></o:p></span></span></p>Pólo de Capelahttp://www.blogger.com/profile/14678557140457875212noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-7647799750352701961.post-2062712753421508082008-08-25T18:43:00.000-07:002008-08-25T19:49:53.242-07:00Orientações aos cursistas:<p class="Pa7" style="text-indent: 13.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">O Curso de Introdução à Educação Digital foi organizado visando familiarizar, motivar e preparar os professores da rede pública de educação básica a utilizar computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela internet. Não se trata de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que propõe e estimula o professor e o gestor escolar a refletir sobre o porquê e o para que utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente. <o:p></o:p></span></p><div style="color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa7" style="text-indent: 13.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">É um curso que requer do professor e do gestor escolar esforço e diálogo criativo e competente sobre o que pensa e sabe sobre as características dos recursos tecnológicos apresentados, sobre os temas escolhidos e atividades propostas e sobre o pensamento e as produções dos demais participantes.<o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa7" style="text-indent: 13.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">O curso foi organizado em Unidades de Estudo e Prática, onde estão previstas várias atividades que partem da vivência dos Cursistas e propõem um processo constante de ação-reflexão-ação. As atividades são propostas e acompanhadas pelo Formador, com as orientações pedagógicas necessárias aos desafios provocados pelo uso do computador, dos programas e ferramentas. <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa7" style="text-indent: 13.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">Professores e gestores escolares, por sua vez, assumem papel ativo de protagonistas e de interlocutores, atuando também como aprendizes-autores e dando a conhecer suas produções. <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa7" style="text-indent: 13.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">Esse curso se propõe a fazer com que cada um de nós mude a própria postura e o modo como utiliza o computador, seja como ambiente tecnológico, como ferramenta mental, como ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagir e trabalhar com os colegas e com os alunos na escola, de forma individual, em grupos e entre grupos. <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa7" style="text-indent: 13.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">É preciso descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital. O ideal é que na comunicação e interação do curso predomine uma via de mão dupla entre cursistas, cursistas e formadores, cursistas e seus alunos, ampliando as possibilidades de (inter)atividade, trocas, negociação compartilhada, cooperação – o resultado enriquecerá a experiência, a produção e a atuação de todos nós<span style=""></span><b><i>. </i></b>O desafio está posto!!<o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa7" style="text-indent: 16.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">O Curso Introdução à Educação Digital possui uma carga horária de 40h. O programa do curso está organizado em nove Unidades de Estudo e Prática, quais sejam: <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa10" style="text-indent: 16.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social. <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa10" style="text-indent: 16.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança. <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa10" style="text-indent: 16.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico. <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa10" style="text-indent: 16.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta. <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa10" style="text-indent: 16.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">Unidade 5: Elaboração e edição de textos. <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa10" style="text-indent: 16.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">Unidade 6: Apresentações para nossas aulas. <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa10" style="text-indent: 16.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">Unidade 7: Criação de blogs. <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa10" style="text-indent: 16.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"><span style="font-size:100%;">Unidade 8: Cooperação e interação em rede. <o:p></o:p></span></p><div style="text-align: justify; color: rgb(0, 0, 0);"> </div><p class="Pa10" style="text-indent: 16.5pt; line-height: normal; text-align: justify; color: rgb(255, 153, 0);"><span style="font-size:100%;"><span style="color: rgb(0, 0, 0);">Unidade 9: Solução de Problemas com planilhas eletrônicas.</span> <o:p></o:p></span></p>Pólo de Capelahttp://www.blogger.com/profile/14678557140457875212noreply@blogger.com36