O Curso de Introdução à Educação Digital foi organizado visando familiarizar, motivar e preparar os professores da rede pública de educação básica a utilizar computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela internet. Não se trata de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que propõe e estimula o professor e o gestor escolar a refletir sobre o porquê e o para que utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.
É um curso que requer do professor e do gestor escolar esforço e diálogo criativo e competente sobre o que pensa e sabe sobre as características dos recursos tecnológicos apresentados, sobre os temas escolhidos e atividades propostas e sobre o pensamento e as produções dos demais participantes.
O curso foi organizado em Unidades de Estudo e Prática, onde estão previstas várias atividades que partem da vivência dos Cursistas e propõem um processo constante de ação-reflexão-ação. As atividades são propostas e acompanhadas pelo Formador, com as orientações pedagógicas necessárias aos desafios provocados pelo uso do computador, dos programas e ferramentas.
Professores e gestores escolares, por sua vez, assumem papel ativo de protagonistas e de interlocutores, atuando também como aprendizes-autores e dando a conhecer suas produções.
Esse curso se propõe a fazer com que cada um de nós mude a própria postura e o modo como utiliza o computador, seja como ambiente tecnológico, como ferramenta mental, como ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagir e trabalhar com os colegas e com os alunos na escola, de forma individual, em grupos e entre grupos.
É preciso descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital. O ideal é que na comunicação e interação do curso predomine uma via de mão dupla entre cursistas, cursistas e formadores, cursistas e seus alunos, ampliando as possibilidades de (inter)atividade, trocas, negociação compartilhada, cooperação – o resultado enriquecerá a experiência, a produção e a atuação de todos nós. O desafio está posto!!
O Curso Introdução à Educação Digital possui uma carga horária de 40h. O programa do curso está organizado em nove Unidades de Estudo e Prática, quais sejam:
Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social.
Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança.
Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico.
Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta.
Unidade 5: Elaboração e edição de textos.
Unidade 6: Apresentações para nossas aulas.
Unidade 7: Criação de blogs.
Unidade 8: Cooperação e interação em rede.
Unidade 9: Solução de Problemas com planilhas eletrônicas.